quinta-feira, 3 de março de 2011

A Folia das Mulheres

Na próxima semana comemoraremos, em pleno fervo de Carnaval, o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída oficialmente pela ONU no calendário mundial em 1975, como uma forma de homenagear as 130 mulheres cruelmente mortas em uma greve de uma indústria têxtil nos EUA, em 8 de março de 1875.

Mas do que relembrar esse trágico episódio, o dia é um símbolo da luta pela garantia dos direitos femininos. Oportunidades e tratamentos iguais entre homens e mulheres, enfrentamento a cultura machista e combate a violência e desvalorização das mulheres são algumas das principais bandeiras do nosso movimento, da nossa batalha diária.

Esse ano a data cai em momento oportuno para lembrarmos de mais uma triste estatística que recai sobre a população feminina. A AIDS tem hoje no Brasil a maior incidência de casos registrados em mulheres de 13 a 19 anos (10 meninas para cada 8 meninos). Segundo dados do último Boletim Epistemológico do Ministério da Saúde a razão de infecções entre homens e mulheres vem caindo drasticamente. Em 1989, existiam 6 homens infectados para 1 mulher. Atualmente, esses indicadores são 1,6 homens infectados para 1 mulher.

Desde que foi declarada como pandemia na década de 80, as informações sobre a AIDS e suas formas de contágio são amplamente debatidas e esclarecidas pelo governo e pelos meios de comunicação. Acreditamos que mesmo com toda essa campanha ainda é necessário insistir e, por isso, gostaríamos de alertá-las para um ponto delicado.  O uso da camisinha é uma decisão (e dever) do casal, dos parceiros sexuais, mas na prática, o que se percebe é que, essa atitude é uma responsabilidade da mulher. Pensem, é pelo consentimento da parceira que o homem deixa de colocar a camisinha.

Pretendemos tratar essa questão de forma leve e sincera. Sexo é bom! Mas devemos sempre nos respeitar e não negligenciar nosso corpo!

Em meio a alegria e a curtição boa de carnaval que toma conta do país, não poderíamos deixar de repetir a famosa marchinha “BOTA CAMISINHA, BOTA MEU AMOR! QUE HOJE TÁ CHOVENDO, NÃO VAI FAZER CALOR!”

USEM CAMISINHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário